“O homem pode refletir sobre si mesmo e colocar-se num determinado momento, numa certa realidade e um ser na busca constante de ser mais e como pode fazer esta auto-reflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca: eis aqui a raiz da educação”. (FREIRE, 1983, p.27).
A escola não é um meio isolado da sociedade que deve ser organizada. A compreensão dos educadores progrediu no sentido, de que é mudando modelos éticos que se mudará a sociedade, mas o inverso, isto é, a luta pela transformação da sociedade, da qual a escolarização é um meio, que irá assegurar a modificação da escola. Em que o homem apropria e constrói conhecimentos, faz e refaz o seu contexto histórico, assim sendo fica assegurada a modificação da escola.
“A função da escola se assenta na ação educativa. (...) a sociedade criou escola que passaram a assumir as responsabilidades educacionais. Assim do ponto de vista dessas funções, aquilo que era dividido entre igreja, comunidade e família, passou a ser transferido para uma outra instituição, socialmente necessária”. (RODRIGUES, 1987, p.63).
Compartilhando deste ponto de vista, hoje quando se comemora o dia da ESCOLA, chega o momento de trazer a comunidade para revitalizar a estrutura física da escola e assim, como colocava Rubem Alves em seu livro sobre a Escola da Ponte, conquistar a verdadeira recuperação da função social da escola de propiciar a sua comunidade escolar um ambiente de reflexão e principalmente de “conscientizaçao”.
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